Pesquisa

Google

domingo, 23 de setembro de 2007

PF vai apreender carteiras fraudadas da OAB Amazonas Publicidade KÁTIA BRASILda Agência Folha, em Manaus

A PF (Polícia Federal) anunciou ontem que vai apreender as 94 carteiras de identidade de advogados após descoberta de um esquema de fraude na OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) do Amazonas.
As carteiras foram emitidas pela Casa da Moeda, mas, segundo a investigação, os advogados receberam o documento mediante pagamento de propina, de até R$ 5.000. Eles não foram aprovados pela Comissão de Exame da OAB.
Na sexta-feira passada, a entidade cancelou as identidades e as inscrições dos 94 advogados, depois que um funcionário da comissão revelou o esquema. Mais 25 inscrições que estavam em andamento foram anuladas.
Segundo o delegado da PF Jocenildo Cavalcante, a denúncia de emissão de documentos falsos na OAB do Amazonas é anterior aos exames realizados em 2006 e neste ano.
Uma escuta telefônica, realizada há mais de um ano, interceptou um empresário, preso durante a Operação Saúva (superfaturamento de licitações públicas), negociando pagamento de propina para conseguir uma carteira da OAB.
À época um inquérito foi aberto pela Polícia Federal para investigar crimes de formação de quadrilha, corrupção ativa e passiva, estelionato e falsidade ideológica, mas a OAB não entregou documentos solicitado pela polícia.
Outra denúncia chegou ao Ministério Público Federal em 2004, segundo o delegado. Trata-se de uma representação, do advogado Abdala Sahdo Júnior, que denunciou uma relação de advogados que receberam as carteiras de identidade e inscrições sem aprovação no exame.
A denúncia envolve um desembargador do Tribunal de Justiça do Amazonas supostamente envolvido no esquema. "Só poderíamos aprofundar as investigações através de documentos dos exames, mas OAB não mandou os documentos", disse o delegado, afirmando que todos, até magistrados, serão ouvidos no inquérito.
Ontem, o Tribunal de Justiça do Amazonas informou que comentaria a denúncia envolvendo magistrados após ser notificado pela Polícia Federal.
O advogado Alberto Simonetti Filho, que presidiu a OAB de 2003 a 2006, afirmou à reportagem que lamentava a descoberta das fraudes. "Honestamente, eu não sei se a minha assinatura foi falsificada, assinei muitas carteiras, mais de cem [por concurso] impressas."

O SINDERPAM E O CARDEAL BELLARMINE (Blog do Holanda)


O primeiro homem que ousou dizer que a Terra girava em torno do Sol quase foi eliminado pela inquisição francesa. Pois bem, os empresários do setor de comunicação repetem a história. O Sinderpam, o poderoso sindicato das empresas de rádio e televisão do Amazonas, capitaneado pelo seu presidente, Rui Alencar (foto), quer unificar a hora no Brasil. É mais ou menos a mesma coisa que tentou o cardeal Bellarmine, o grande perseguidor protestante na contra-reforma, com Galileu Galilei, na escuridão de 1616, quando o físico e matemático foi chamado a renunciar a sua descoberta sobre os movimentos da Terra. A diferença é que a Igreja daqueles tempos amargos e carentes de conhecimento científico acreditava que a Terra era o centro do Universo. Galilei mostrava que não. Os empresários amazonenses querem mexer no assunto porque pretendem ganhar mais dinheiro com programas que só podem ser exibidos em horário apropriado. Assim, ganham também a audiência de um público infantil, que assiste TV no Amazonas até as 20 horas, obedecendo aos fusos horários existentes por convenção internacional.A comparação pode parecer extemporânea, mas fuso horário está relacionado à descoberta de Galilei, que permitiu, séculos depois, associar a definição de tempo com o movimento de rotação da Terra.A unificação da hora no Brasil viola convenções internacionais sobre fuso horário e vai exigir uma revisão dos livros de geografia.Quanto isso vai custar ao contribuinte, não se sabe. Mas o único resultado prático é a obtenção da licença para invadir lares com programas inapropriados. Os empresários têm um poder mobilizador avassalador. Todos os segmentos organizados da sociedade estão conferindo apoio à iniciativa. Falta a sociedade dizer não.

AÇÃO MOVIDA POR SABINO PODE SER ANULADA (Blog do Holanda)


FRAUDE NAS CARTEIRAS DA OAB- A advogada do deputado federal Sabino Castelo Branco (PTB), Cristian Mendes da Silva, está na relação dos 94 bacharéis acusados de conseguir inscrição na OAB – Amazonas de forma fraudulenta. A Inscrição de Cristian ocorreu em 2006, na gestão do ex-presidente da Ordem, Alberto Simonnet. A novidade é que ela foi uma das advogadas do deputado na ação movida por ele contra a deputada estadual e sua ex-mulher, Vera Castelo Branco, na qual Sabino pede a definição de um dia na semana para visitar o filho menor.O processo pode ser consultado no site do Tribunal de Justiça do Amazonas sob o número 001073455890, conforme fac-símile ao lado.Esse processo ainda está tramitando no 1° Cartório da Família, e é recente: datado de 11 de agosto, poucas semanas antes de estourar o escândalo das carteiras falsas da OAB e deve ser anulado porque Cristian não podia advogar, uma vez que a sua inscrição na OAB foi conseguida de forma fraudulenta.