Pesquisa

Google

terça-feira, 25 de setembro de 2007

TIRO PELA CULATRA



Justiça joga areia na farofa dos transportes

Um banho de sal grosso ou uma urinada de Negão são as duas recomendações mais imediatas e adequadas à gestão dos transportes de Manaus, do prefeito Serafim Corrêa, que já admite recorrer ao batuque de Joana Galante caso a urucubaca que o persegue continue a propiciar lances de detonação administrativa cíclica e eleitoralmente explosiva. Para se ter uma idéia, mal começou e a licitação do sistema de Transporte Coletivo de Manaus já foi suspensa. É muito azar para quem esperava empinar a própria curica junto aos usuários dos transportes em Manaus. De todas as terapias umbandistas é evidente que Sarafa não topa a urinada de Negão, por motivos que não é preciso explicar. A nova via crucis jurídica, que teve início na manhã de ontem com a abertura dos envelopes das empresas participantes, foi abortado poucas horas depois por uma liminar concedida pela juíza Ana Maria de Oliveira Diógenes, que deferiu ação cautelar movida pelo Ministério Público Estadual (MPE). E a prosopopéia é muito simples: o edital elaborado pela prefeitura de Manaus favorece a formação de monopólio, uma argumentação considerada esdrúxula pela prefeitura que promete recorrer. E já!
Epistemologia monopolista

Um bate-boca foi ensaiado na redação do Maskate por conta da conceituação epistemológica do termo Monopólio, cujo sentido original e etimológico diz respeito ao controle, mando e gestão de um único indivíduo. Pois é. É esquisito que um amontoado de empresas em disputa seja considerado um único elemento a exercer monopólio. Mas a justiça considerou o tal monopólio - a gestão, mando e controle – de vários como se fosse de um só. E aí a rabo torce a porca, meu irmão! Os ingredientes dessa gororoba tem muito a ver com a tentativa mal sucedida de revisão das taxas de IPTU, uma cobrança ridíciula no caso da maioria dos imóveis dos bacanas das cidades que estipulam um valor venal que nada tem a ver como valor real de suas propriedades. Para prejuízo e dano da cidade...

Tiro pela culatra

Mais uma vez, no embate com o Ministério Público, a Prefeitura, tudo indica, começa a levar a pior e ver seus bons propósitos serem transformados em indício de uma mistura explosiva de amadorismo e traquinagem. E de quebra um prato cheio para o cordão da resistência oposicionista deitar e rolar na autopromoção. A abertura dos respectivos envelopes ocorreu por volta das 8h desta segunda-feira e para surpresa geral apenas um consórcio, o Transportes Urbanos Manaus Sociedade de Propósito Específico LTDA (Transmanaus), participou desta fase do processo. A Transmanaus é uma Sociedade de Propósito Específico (SPE), uma categoria funcional proposta pela prefeitura e que foi formada por nove empresas, das quais três já operam na capital amazonense. A razão de compor o SPE era exatamente evitar o maldito monopólio, mas o tiro saiu pela culatra. Pêlo em ovo

É evidente que não dá para mandar às profundas de Belzebu os empreendedores que aqui estão. Por isso, a eles se juntaram empresas de outros Estados para formar as nove empresas que se juntaram para participar da licitação, São elas: Transamazônia LTDA, Viação Açaí LTDA, Capital do Café Transporte Coletivo de Passageiros LTDA, Rondônia Comércio e Extração de Minerais LTDA, Regional Amazonas LTDA, Auto Ônibus Santo André LTDA, São José, TCA e Vitória Régia. Como a justiça se especializou em identificar pelo em ovo, nova argumentação se fixou na obrigatoriedade de as empresas participarem da licitação por meio de SPEs que embasou a ação movida pelo Ministério Público. "Com este edital, a prefeitura institucionaliza o monopólio e impede a livre concorrência", segundo as profecias jurídicas de Edilson Martins, um promotor que se põe além do Bem e do Mal. IPTU rides again!

A experiência robinhoodiana de Serafim Corrêa no episódio maldito do IPTU parece uma farsa se repetir como tragédia na retina cinematográfica da gestão municipal. Afinal, não está em jogo a transparência e a urgência da problemática dos transportes. O grande argumento é sempre a defesa na ótica dos bacanas, como ocorreu com o IPTU, vencido por goleada pelos barões da Ponta Negra com apoio e torcida da OAB, Ministério Público e a direção da Rede Globo baré. "Se eu for um empresário rico, que não preciso de sócios quebrados, eu não posso participar da licitação". Esta é a frase da promotoria que resume o enredo, o script e a conclusão da comédia viária de Manaus. Para o MP, empresas que queiram participar sozinhas da licitação, por exemplo, não podem fazê-lo porque o documento exige que, para entrar na concorrência, é preciso formar uma SPE. E quem tem competência de encarar sozinho essa urbana? A conversa é atravessada, mole e pra boi dormir...

Kafka vomitária Apoplético e descabelado, o presidente do Instituto Municipal de Transportes Urbanos (IMTU), Marcelo Ramos, demorou a entender o tamanho da presepada e da força política que ela encerra nessa e em qualquer outra parada em que o prefeito queira por fim ao festival de promiscuidade em que foi transformado o sistema de transportes coletivos de Manaus. Caberia perguntar onde estava a OAB e o Ministério Público quando os tubarões dos transportes combinava com a prefeitura uma planilha fraudulenta e traquina para assaltar os usuários dos transportes que financiavam a relação apodrecida entre os tubarões os políticos? Para Marcelo Ramos, a acusação de que o edital favorece a formação de monopólio é improcedente e desprovida de sentido. "Um monopólio acontece quando uma empresa detém a oferta de um produto ou serviço e controla o preço. Isso não vai acontecer aqui porque quem determina o preço da tarifa é a prefeitura, não a empresa”. Pois é, neste processo, até Kafka vomitaria. Fonte/Autor: maskate

BANDIDOS NÃO RESPEITAM NEM OS LARES



ASSALTO
BANDIDOS NÃO RESPEITAM NEM OS LARES

O vereador Bráz Silva que o diga. Os assaltantes a mão armada não respeitam mais ninguém e pelo menos as famílias que estão dentro de suas residências mereciam um pouco de tranqüilidade. Assim como fizeram na casa do vereador, invadindo sua casa, no conjunto Galiléia (Zona Centro Oeste), há duas semanas, as gangues, premeditam e realizam outros roubos, quando no momento que bem entendem com bastante violência. Crianças e adultos traumatizados.
A Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (DERF), com apoio da Divisão de Repressão ao Crime Organizado (DRCO) tem conseguido prender alguns integrantes desses bandos que entram nos lares e ofendem crianças e adultos, no entanto, o índice de assaltos a mão armada mostra que muito pouco se pode fazer para conter a audácia e a ousadia dos criminosos. Por semana são pelo menos dois assaltos em residências e por esse motivo, as pessoas estão transformando seus lares em verdadeiras prisões, com janelas e portas gradeadas, muros altos e colocando cães raivosos para se auto-protegerem da criminalidade,
Na quarta-feira passada um empresário morador da Zona Leste achou que estava protegido com todo esse aparato de segurança em sua casa, mas os bandidos envenenaram seus cães com carne misturada a ingredientes mortíferos. Duas senhoras de idades avançadas, quatreo crianças, a empregada e uma pessoa que estava em visita à referida família, foram amarrados, agredidos e roubados pelos assaltantes, que ainda fugiramlevando um veículo que estava na garagem.

MÉDIA ALTÍSSIMA EM MANAUS

A cada 24 horas o Departamento Integrado de Operações de Segurança (Diops) registra em média de 3 a 12 assaltos a mão armada em Manaus. Os alvos principais continuam sendo postos de gasolina, drogarias, mercadinhos e saída de caixas eletrônicos ou agências bancárias, onde até latrocínios (assaltos seguidos de morte), já aconteceram.
Segundo informações quatorze pessoas já foram assassinadas neste ano durante assaltos a mão armada e onze delas perderam as vidas mesmo sem esboçar qualquer reação durante o andamento do crime, o que para a polícia representa o grau de periculosidade dos bandidos que atuam em Manaus, sem respeitarem sequer as vidas das vítimas.

FIM DE SEMANA MACABRO NAS RUAS

Sexta-feira, sábado e domingo. Setenta e duas horas de muita violência com vários assassinatos, muitos assaltos a mão armada e pronto socorros (João Lúcio e 28 de Agosto), atendendo dezenas de pessoas vitimadas pela onda de violência que predomina nas ruas da cidade. Bandidos outra vez foram insaciáveis, motivados pela falta de mais policiamento nas ruas.
Um número bem expressivo de prisões aconteceram no final de semana, nas operações da Polícia Civil e Polícia Militar, mesmo assim, os próprios oficias, soldados delegados e investigadores, consentem que a violência proliferou e foi bem maior que a ação policial, até porque, disseram alguns, é público e notório, que faltam mais homens nas ruas, para combater o crime.

Fonte/Autor: maskate

LADRÃO QUE ROUBA LADRÃO (fonte: http://www.rotinadeumadvogado.blogspot.com/)


Hoje, uma visita inusitada. Um cidadão entra em pãnico dizendo que sua casa foi invadida por policiais no último fim de semana.
Arrombaram a porta durante o jantar (noite, portanto, ilegal) alegando o de sempre: denúncia anônima. Que este seria traficante, teria drogas e armas em casa e principalmente grande valor em dinheiro.
Olhem o diálogo:
A. Doutor, fui roubado!!!
B. Como foi isso?A. A policia entrou na minha casa me acusando de ser traficante. Quebraram tudo!B. O que houve? Roubaram? Como assim?
A. Levaram R$ 4.000,00 da gaveta, uma máquina digital, um cordao de ouro, uma pulseira e o videogame do meu filho. Nem terminei de pagar o videogame e as jóias!
Continuou:
Doutor, não quero fazer confusão. Tenho é medo, O problema é que a mulher que me vendeu as jóias está me cobrando e eu nao tenho como pagar. Tem como pegar o cordão de volta?
Confesso que não me assustei com o ocorrido, mas sim com o o desejo dele de querer parte dos objetos de volta. Normalmente nao querem. Ou nao tem como provar a origem ou simplesmente TODOS morrem de medo dos "gambé", dos "mata-cachorro".
Afirmou ter conseguido o número do telefone celular do invetigador que comandou a tal diligencia. Liguei. Disse que era advogado e precisava conversar com ele. Repondeu que iria até lá.
Quando chegou, ficou alterado quando viu o tal senhor lá. Pedi a ele que ouvisse.
Após o senhor dizer que nao queria o dinheiro de volta mas somente as jóias, fez uma cara de surpresa, pegou o celular da cintura e gritou para a pessoa no outro lado da linha:
- Porra, não dá pra confiar mesmo em voces. Voces disseram que nao tinha jóias e nem dinheiro.
Dá pra acreditar? A equipe enganou o chefe!!!
Muito contrariado disse que nao sabia de jóias, mas apenas do dinheiro e que achou que fosse apenas R$ 1.000,00, pois recebeu apenas R$ 250,00 (eram 4 policiais ao todo).
Prometeu tomar providencias contra os larápios e descobrir os pilantras que pegaram as jóias.
Isso é mais normal do que se imagina. Isso sim é típico da rotina de um advogado criminalista. Uma tristeza.

A morte (fonte: www.rotinadeumadvogado.blogspot.com)



“Enfim, Tony morreu. Sim, finalmente. Não há nada pior que um morto-vivo. Não há nada pior que saber ser o objetivo, a razão de ser, o escudo de toda provável rebelião. E o pior de tudo: saber que o poder público nada faz. Como nada fez. “Lembro de uma senhora, em torno dos 60 anos caminhando de sutiã na estrada que dá acesso ao IPAT. Ao questionar os motivos, apenas respondeu: Se chegar com a camisa úmida os "homi" não deixam entrar.“Postos nus a todo instante, pisoteados e torturados psicologicamente pelos cães. Ônibus para transporte é beneficio e não direito. Desprezo estatal evidenciado com o famoso excesso prazal. “Todos motivos que fazem nascer um monstro. E assim foi. Um monstro matou outro monstro.”
Lembro da última vez que o Batalhao de Choque entrou no IPAT. Não sei se foi sorte (ou infelicidade por testemunhar o que ocorria) mas pude ver o "urso", cachorro daquele batalhao que com frequencia entra no presidio, E faz juz ao nome. Assustador.
Todo o ocorrido, internos mordidos, agredidos fisicamente, humilhados até o limite.
Voce "homem" imagina constrangimento maior que a perda da liberdade? Pois eu digo, existe! É estar sem ela e ser colocado nu, frente a dezenas, centenas de outros homens, tambem nus. E o pior: sem motivo justificável que nao o simples prazer de humilhar, de constranger.
Ouvi hoje no Fórum Henoch Reis um ilustre ignorante dizer que nao havia motivo para rebeliao, pois os presos comiam tambaqui todos os dias. Não é verdade. Nem eu como, quiçá os presos.
O desespero das familias nao é respeitado. A preocupacao de pais, maes, filhos e filhas, esposas, amigos. E pior de tudo é oque vem depois de tudo isso: o castigo. Nada de visitas de familiares, nada de banho-de-sol. Nada de nada.
Somos absurdamente ignorantes, tão ignorantes que precisamos por na letra da lei que o preso tem direito a ser chamado pelo nome. Isso mesmo, ser chamado pelo nome. Já estao presos, naturalmente inferiorizados, qual a razao da tortura psicológica? Como ressocializar um homem tratando tal qual um animal?
Abaixo, posts anteriores sobre o IPAT, o presidio de seguranca máxima que já proporcionou, em pouco mais de um ano de vida, pelo menos tres fugas e e já encara sua primeira rebeliao.
http://rotinadeumadvogado.blogspot.com/2007/07/um-dia-no-ipat.html
http://rotinadeumadvogado.blogspot.com/2007/07/um-dia-no-ipat-parte-ii.html
http://rotinadeumadvogado.blogspot.com/2007/08/o-preso-realmente-tem-direito-dignidade.html

CONHEÇA A CARA DO PROFESSOR QUE ADIVINHA (fonte: blog do holanda)


O professor que “adivinhou” as questões de matemática da primeira fase do concurso para oficial da Polícia Militar , Heldo Marcolino ( foto) é a principal peça do inquérito aberto pela polícia para identificar os fraudadores do concurso. Alunos contam que durante a revisão dois antes das provas, Marcolino, que também é proprietário do Curso padrão, saiu da sala para atender a um telefonema. Quando retornou apagou o que estava no quadro negro e disse: prestem atenção. Não perguntem nada. Vou resolver um problema. Copiem e gravem.COMENTÁRIOS :ALFERES BEM INFORMADO - Uma dica para o blogueiro e os seus leitores: O Cel. Chagas, famoso pelo bacalhau, está coordenando o concurso e....e.....tem um filhinho na lista dos candidatos. Não precisa acreditar, basta verificar.ANTÔNIO JOSÉ DA SILVA - Holanda, No dia da entrega dos cartões de confirmação, no PAC do Educandos, um dos que estavam prestando este serviço disse em ALTO e BOM TOM que iria fazer o concurso... Fiquei realmente preocupado: como alguém que está envolvido diretamente com o concurso pode participar do mesmo como candidato, ainda que somente estivesse entregando os cartões de confirmação? Só podia dar nisso mesmo! E quem estudou, se esforçou, fez boa prova, como fica????

Antônio dos Santos Soares, que confessou ter matado a namorada, a filha e a cunhada este ano, e que estava preso no Instituto Penal Antônio Trindade, foi assassinado na madrugada de hoje. Tony teve os olhos perfurados e foi estrangulado. Outro morto é Adson da Silva Cabral.Foi a segunda vez que o ex-cinegrafista acabou tomado como refém numa rebelião. Uma morte anunciada.Quem matou Tony não era melhor do que ele. Cabe ao Estado, que é o guardião de um presidiário, responder pela morte dos detentos. Quem não foi morto, sofreu tortura. Alguns presos tiveram as orelhas cortadas pelos colegas.

UM MORTO. AINDA HÁ REFÉNS (fonte: Blog do Holanda)


Detentos do Instituto Penal Antônio Trindade mataram dois colegas e ainda mantêm três reféns. A rebelião começou no horário de visita íntima, por volta das 17h de ontem. Até as 03 horas da madrugada de hoje a policia não havia entrado no presídio. Adson da Silva Cabral, conhecido como Sapo, acusado pelos crimes de estupro e atentado violento ao pudor, foi morto pelos rebelados e 10 detentos ficaram feridos. Um dos reféns é o professor de educação física Augusto César de Oliveira Nunes Júnior, e o presidiário Toni.Exigências dos presos:Aumento do horário de visita íntima que era de 4 horas para quase 9 horas, o fim das revistas íntimas, banho de sol sem algemas, mutirão emergencial de malária, fiscalização mais rigorosa na alimentação dos detentos, mais rigor com o material de higiene fornecido pelo presídio, afastamento de um supervisor que maltratava os presos e rapidez no julgamento dos processos. Um dos benefícios aceitos foi o de disponibilizar às sextas-feiras o ônibus para o transporte de familiares na estrada principal, que fica distante 1 km do presídio. O benefício é oferecido nos finais de semana. Veja o depoimento do advogado Christhian Naranjo, que acompanhou durante a noite a rebelião e não teve acesso ao presídio:"Um verdadeiro caos. Gritos e muito fogo. Ambulancias a todo momento."Realmente (espero estar enganado) tive um mal pressentimento dessa vez. Acho que alguem saiu ferido. "A policia, pra variar, nao informa nada. Assim poderão manipular a informação da forma mais conveniente. "A única certeza: entrarão no presidio com seus cães, cacetetes e espirito mal. Humilharão, agredirão. Nada de visitas de familiares, nada de banho, nada de " verdade"."E o pior de tudo: anunciado! Já existia o rumor que isso aconteceria.Promete virar a noite. A estratégia é cansar os presos.O de sempre: encontrarão objetos proibidos dentro dos pavilhoes e vao castigar os presos. Quem poe pra dentro? Ninguem sabe..." As fotos acima são de Christhian Naranjo e estão postadas no seu blog: www.rotinadeumadvogado.blogspot.com