Pesquisa

Google

domingo, 30 de setembro de 2007

TJA inaugura 3ª Vara de Entorpecentes




Para diminuir a sobrecarga das duas Varas de Entorpecentes, que hoje acumulam cerca de 4mil processos, foi inaugurada na última sexta(28/09) a 3ª Vara Especializada em Crime de Uso e Tráfico de Entorpecentes (Vecute), que vai funcionar no lugar da extinta 3ª Vara de Família, no Fórum Henoch Reis, sob a titularidade do juiz Julião Sobral. A 3ª Vecute já nasce virtualizada, explica o coordenador de informática do TJA, Roberto Taketomi, o sistema, denominado de PG5, já está configurado para atender a recém criada Vara. O inquérito entregue pela polícia pode ser imediatamente digitalizado dando uma dinâmica que dispensa ritos e procedimentos que alongam o tempo de trâmite e decisão do processo.“O principal objetivo é combater a morosidade”, garante Taketomi.Até que haja equilíbrio entre as três Varas em relação ao número de processos, a nova Vecute receberá todos os litígios relativos ao uso e tráfico de drogas, dando condições de aumentar a produtividade das Varas anteriores.Velocidade A criação da Vara foi anunciada no último dia 16 de julho pelo presidente do TJA, desembargador Hosannah Florêncio de Menezes, e a instalação estava prevista para outubro, mas a recente rebelião no Instituto Prisional Antônio Teixeira (Ipat) antecipou a inauguração.De acordo com o próprio desembargador, muitos dos presos provisórios têm processos tramitando nas Vecutes. Para Hosannah, atualmente as duas Varas de entorpecentes não dão mais conta do número de processos.“O fato é que há um acúmulo de trabalho e não poderíamos ficar parados. Vamos tentar resolver essa questão com a nova Vecute”.

"Eu sonhava em ser um ator de teatro, "





Por Tony SantosFotos: J. Zamith
m artista multimídia, assim pode se definir Zezinho Corrêa. Pouca gente sabe, mas sua carreira começou no teatro e mesmo tendo se destacado como cantor, ele adora representar e tem outras profissoões. Atualmente apresenta o programa de variedades “Figuras”, no canal 21 da Vivax, também é um atuante na área da Educação e faz parte do setor de Cultura do Sesc. Como cantor, fez sucesso no Brasil e no exterior. Hoje tenta levar uma vida mais calma, mesmo assim não se distancia do carinho do público. Em sua sala de trabalho, em meio a bonitos vasos de cerâmica, anjos de porcelana e revistas de cultura, além de telefonemas e um frenético “entra e sai” de funcionários, ele encontrou um tempinho para falar sobre sua carreira, que em 2007 completou 30 anos, suas afinidades com a literatura e o que pensa sobre a Educação no País.

Tony Santos – Como começou a sua carreira artística?Zezinho Corrêa – Pouca gente sabe, mas a minha carreira começou no teatro. Assim que terminei o nível médio, aos 18 anos, fui tentar o vestibular para Artes Cênicas, no Rio de Janeiro, passei entre os cem melhores colocados. Lá, todo mês havia um teste. Mas o professor, o ator da Globo Roberto de Cleto, dizia que o meu negócio era ser cantor e sempre me dava os papéis que tinham alguma cena musical. Na verdade, isso foi bom, porque eu fui ganhando experiência no palco. Então, quando menos esperava, lá estava eu, soltando a voz.
Tony – Então foi surpreendente pra você fazer sucesso como cantor?Zezinho – Na verdade eu sonhava em ser um ator de teatro, cinema ou televisão, jamais imaginava ser um cantor. Mas o Roberto tinha razão, não teve jeito, o meu negócio era a música mesmo (risos). Mesmo assim, devido a problemas familiares, não pude terminar minha faculdade de teatro no Rio e tive de voltar para Manaus, foi quando conheci o Márcio Souza e comecei a fazer parte do Tesc (Teatro Experimental do Sesc). Porém a música já fazia parte da minha vida.
Tony – Qual é a sua formação superior?Zezinho – Depois que eu voltei do Rio, tentei outro vestibular e fui estudar Pedagogia, hoje sou especializado em Administração Escolar.
Tony – Qual o seu livro de cabeceira?Zezinho – Atualmente estou lendo um que o título me chamou bastante a atenção: “Quanto mais difícil for a pessoa que estiver do seu lado, melhor pra você”. É fantástico, um livro que te faz questionar o próprio comportamento por meio das ações da pessoa que você divide o dia-a-dia.
Tony – E um livro de um escritor regional em especial?Zezinho – Ah! Eu sou fã do Márcio Souza, não só como escritor, mas também como teatrólogo, e tenho na cabeceira da minha cama o “Galvez – Imperador do Acre”. Outro que tenho do Márcio Souza, e também acho muito interessante por estar relacionado ao teatro do próprio Tesc, chama-se “Palco Verde”.
Tony – E na sua adolescência teve, algum livro que mudou sua vida?Zezinho – Sim! “O pequeno Príncipe”, até porque foi o primeiro livro que eu li e nunca esqueci os seus fundamentos. Esse livro marcou a minha vida, eu li quando era criança e foi o momento em que comecei a gostar da literatura, pois fala de emoção, da amizade e da solidariedade. Aquela célebre frase: “Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas” é, na verdade, muito forte e é uma realidade. Pois se você cativou alguém, o carinho, a confiança, você tem de ter condições de responder à altura. Um exemplo disso é o artista que conquista um público. Há artista que, no auge do sucesso, se tranca entre quatro paredes e tem medo dos fãs que ele conquistou, se esquecendo que ele é o responsável por essa platéia, então não deve se esconder. Até hoje, quando ouço a palavra príncipe, eu volto no tempo.
Tony – O que você tem a dizer aos jovens sobre a importância da literatura? Zezinho – O livro é o melhor professor e bom para a formação de qualquer cidadão. O diálogo com uma pessoa é importante, pois a resposta vem em seguida em forma de uma opinião particular. Porém te dá uma continuidade com direito e precisão. Hoje o jovem está muito ligado ao computador, à Internet, mas o livro é imprescindível para o crescimento intelectual.
Tony – Falando em Internet, como está a sua relação com essa nova mídia?Zezinho – Eu tenho tão pouco tempo pra pesquisar. Mas adoro ler jornal, então aproveito a Internet para me atualizar e, lógico, conferir meus e-mails. É realmente a comunicação do momento e do futuro.
Tony – E como você vê a situação da educação em nosso Estado? Zezinho – Isso é um assunto muito complexo, porque trabalhar com educação é um compromisso e infelizmente tem pessoas que só pensam no dinheiro que pode ser ganho nessa área. Somente com muito trabalho é que vamos mudar essa situação. É como essa crise aérea que o presidente classificou como um câncer. Não adianta apenas diagnosticar, falar do problema. É preciso curar. Assim, um administrador, não só na área da educação, mas em qualquer área, tem que ser uma pessoa de ação.




Tony – Aproveitando esse momento em que você está completando 30 anos de carreira, com experiência no teatro, na música, e agora com um programa na TV. Qual o conselho para aquele artista que está começando e sonha com o sucesso? Zezinho – Ser artista não é uma carreira muito fácil. Portanto, não se empolgue com o sucesso... Ele é o resultado do bom trabalho como em qualquer profissão. Então, se você busca realização com emoção, trabalhe com a arte, pois é a profissão que lhe da condição de ser um eterno aprendiz e a cada dia descobrir novas coisas.
Tony – E Zezinho por Zezinho?Zezinho – Ahhhh... (risos). É um cara inquieto, que gosta de estar trabalhando sempre. Gosta de criar, ver bons resultados e um trabalho bem produzido. E, lógico, torce para que as coisas dêem certo. Uma pessoa que acredita no futuro do nosso Estado e do nosso País, que é tão lindo e precisa fazer jus ao seu tamanho com desenvolvimento e educação para o povo que habita nele.

População pode participar do processo de identificação dos novos logradouros e praças da cidade

Através do site: www.manaus.gov.br, e do link “Planejamento Urbano”, as pessoas poderão sugerir nomes para praças e logradouros de Manaus; após acessar o site, o cidadão vai encontrar à esquerda da página, um outro caminho, denominado “Banco de Nomes”, que vai remetê-lo às informações necessárias e ficha onde o requerente poderá colocar a sugestão e enviá-la automaticamente. Essa é uma iniciativa do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), em convocar a população de Manaus a colaborar no processo de identificação dos novos logradouros e praças da cidade enviando sugestões. Os nomes serão analisados pela Gerência de Mobilidade Urbana (GMU), que tem a listagem com todas as ruas oficiais e No site da Prefeitura de Manaus (www.manaus.am.gov.br), Hoje, a lista oficial com a identificação dos logradouros públicos de Manaus contempla 8.238 nomes, mas o levantamento para a atualização dessa relação já identificou mais de 3.200 novas ruas.Segundo técnicos do Implurb, a participação da população é importante, especialmente nas comunidades com logradouros ainda não definidos ou repetidos. Os nomes sugeridos poderão ser adotados em qualquer zona da cidade, mas será dada prioridade à comunidade (ou adjacência) em que mora o cidadão que enviou a sugestão.O processo de identificação de logradouros públicos obedece a Lei Nº 266, de 30 de novembro de 1994, que estabelece critérios como a nomenclatura ou denominação de logradouros não deve ser extensa, ou repetida, conter nome de pessoa viva ou apenas número.Na ficha que o interessado vai preencher deve constar nome, endereço e e-mail do requerente. O cadastro oferece opções de nomenclatura que homenageiam pessoas, tradições, espécimes da fauna ou flora, fatos históricos e datas comemorativas. O interessado pode optar em nomear tanto uma rua quanto uma avenida, estrada, beco, travessa ou praça.No campo “mais explicações” o interessado vai encontrar, de forma simplificada, a orientação para a escolha do nome.

CASÓRIO II

A pedido de nossos leitores de várias cidades do Brasil, estamos publicando mais fotos do Evento Social de 2007, ocorrido em Manaus da Socialite Elizangela Galvão e Marcelo. Esperamos que tenhamos atendido nossos exigentes leitores...














GENRO ODIADO



FICOU BRAVO E LEVOU UMA SURRA FEDERAL

Nem mesmo o cachorro de estimação da família deixou de tirar uma casquinha da canela do vendedor ambulante Edson Mateus, 22, que tentou tirar uma onda de valentão na casa da família de sua amásia, Caenã Sacramento, no bairro Lírio do Vale I (Zona Oeste) e acabo levando uma tremenda surra “federal”.
O primeiro a dar um bofete no genro metido a brabo foi o seu própro sogro, Piterlon Antônio Sarmento, já que a filha estava sendo ultrajada pelo dito cujo, dentro de sua casa, o que para ele era uma situação inadmissível. Depois que o sogro deu por aberta a cessão de bate-rebate no genro odiado, vieram os cunhados de Edson Mateus, a sogra dele e até os primos de Caenã, para arrepiar o couro do coitado.
Pra onde o vendedor ambulante se virava tinha uma mão ou um pé para dar uma tapa, um chute ou até mesmo um empurrão, como se ele estivesse caído dentro de um “corredor alemão”. O caso foi parar no 5º DP com toda a família detida pela PM e todos apresentados ao delegado Marcelo Ramos, que vendo o estado lastimável em que ficou o genro odiado, abriu um inquérito imediatamente.


BID QUER MATAR O CORONEL

O coronel PM e comandante do Batalhão de Policiamento Especial, Mário Victor, continua sendo ameaçado de morte pelo fugitivo de justiça “Bid”. O bandido escapou do Instituto Penal Antônio Trindade (Ipat) no último dia 22 e dessa data em diante vem ameaçando o oficial que é considerado um dos mais atuantes e competentes da Polícia Militar do Estado. O coronel Mário Vitor já disse que nos mais de 25 anos de PM, sempre foi corajoso e linha de frente nas missões duras de combater o crime, por isso não vai ser agora que vai ter medo de ameaças de bandidos.
Considerado o bandido mais perigoso dos últimos tempos “Bid” usa dois nomes: Sidney Cândido Neto Borges e Francisco José de Souza, segundo a direção maior da Secretara de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejus). Uma sindicância interna está apurando como foi possível de acontecer a fuga do bandido condenado a mais de 30 anos de cadeia por assaltos e outros crimes hediondos. O Ipat conseiderado um presídio de segurança máxima e que custou mais de R$ 6 milhões ao Estado, não foi o bastante para manter em cárcere o perigoso “Bid”, que já havia escapado uma primeira vez mas foi recapturado.

POUCA VERGONHA E CORRUPÇÃO

Enquanto a cúpula da Sejus fica anunciando que está investigando a fuga do perigoso “Bid” e duvidando de possíveis conivências de funcionários de dentro do presídio onde ele estava confinado, na opinião de muitos delegados, investigadores e até de oficiais da Polícia Militar, que preferem se manter no anonimato para evitar atritos pessoais, a fuga foi planejada e executada com a mão negra da corrupção, onde pessoas foram com toda certeza, compradas e a preço bem alto, dizem os opinadores anônimos.




Fonte/Autor: maskate

EVENTOS SOCIAIS


Os eventos culturais de Manaus estão acompanhando o clima da cidade. Em ritmo quente, um grande público acompanhou a apresentação da banda Oz Bambaz, no Centro de Convenções, o popular Sambódromo, no último sábado. O Parque Cultural, que acontece todas às sextas na Avenida do Samba, em frente aos barracões das escolas, está movimentando os sambistas da cidade. E a Feirinha do Tururi, que já é uma tradição, vem alegrando os amantes das toadas. Gente bonita não faltou nesses eventos.


Fonte/Autor: maskate

ROMPIMENTO


ROMPIMENTO
Garcia puxa tapete dos irmãos coragem

Segundo fontes do Blog do Holanda, do jornalista Raimundo Holanda, na edição desta sexta-feira (dia 28), o programa Canal Livre vai ao ar pela última vez hoje no Canal 13. A retirada do programa da grade de programação local da emissora é conseqüência do desligamento do deputado Carlos Souza do Partido Progressista. Na prática, Carlos rompeu com o presidente da sigla, Francisco Garcia.
O programa tinha custo zero para Carlos, que contratava seus próprios comerciais e funcionários, mas não pagava pelo espaço de uma hora de duração do programa. Todos os custos com energias e telefone acabavam sendo debitados na conta da TV porque os irmãos deputados e o empresário eram aliados políticos. Garcia chegou a oferecer o horário, mas mediante contrato e pagamento pelo espaço utilizado. Carlos ingressou no PRB – Partido Republicano Brasileiro, para tentar concorrer às eleições para prefeito de Manaus no próximo ano.
Wallace busca outros horizontes

O deputado Wallace Souza, até a manhã desta sexta-feira, não havia formalizado o seu desligamento do PP, mas já havia perdido a liderança do partido na Assembléia para a deputada Conceição Sampaio. Wallace afastou-se do programa há três meses. Em entrevista ao Maskate, o deputado disse que por ser bom de voto, merecia um melhor destaque no partido. O lançamento da pré-candidatura da deputada federal, Rebecca Garcia, culminou com o fim da aliança.

Fausto pode assumir

Em contato com a produtora do programa Canal Livre, Vanessa Lima, com a reportagem do Maskate, ela confirmou a saída do deputado federal Carlos Souza do programa, mas afirmou que o seu irmão, o também apresentador Fausto Souza, poderá assumir à frente do programa. Os entendimentos para a compra do horário de exibição do programa ainda estão em negociação entre o empresário Francisco Gracia e o apresentador.Fonte/Autor: maskate

BANDIDOS E MOCINHOS


Os advogados do procurador Vicente Cruz ingressam nesta segunda-feira com uma petição requerendo ao Tribunal de Justiça que sejam juntados ao processo movido contra Cruz, cópias do depoimento prestado por Lenilson Braga da Silveira e Jane da Silva Santos, a dois promotores, onde negam que tenham recebido dinheiro para matar o também procurador Mauro Campbel Marques. O advogado Felix Valois disse ao Blog que tomou conhecimento do assunto pela imprensa, mas vê no fato algo que confirma as alegações de Vicente Cruz, de que foi vitima de uma trama deflagrada no período de escolha do procurador geral pelo Ministério Público. Os acusados de ajudar a tramar a morte de Mauro Campbel Marques - Lenilson Braga da Silveira (Carioca) e Jane da Silva Santos (Caneco) estão entre os 17 presos transferidos de Manaus no dia de ontem para um presídio federal em Mato Grosso.O depoimento aos promotores Cândido Honório e Simone Luniere veio a público hoje, em reportagem do jornal a Crítica, e compromete três procuradores – Evandro Farias, Carlos Coelho e João Bosco Valente- que teriam, segundo consta, forçado os dois suspeitos a confessarem o crime.O fato de os promotores terem representado contra os procuradores no Ministério Público Federal, revela a desconfiança reinante no Ministério Público Estadual. O MPF, que já havia representado contra Vicente Cruz no Conselho Nacional do Ministério Público, dessa vez achou que o assunto não lhe dizia respeito, e o enviou ao MPE, onde o clima azedou nas últimas horas. A questão é critica, porque os promotores agora são acusados de não terem autonomia para entrar num presídio e reinquerir os criminosos. Pior, um dos envolvidos no caso, como suposta vítima, é o atual procurador geral do Ministério Público, Mauro Campbel Marques. O caso tem todos os ingredientes para uma boa novela. É só esperar os próximos capítulos para saber quem são os bandidos e quais são os mocinhos.
fonte: blogdoholanda.com