Pesquisa

Google

terça-feira, 8 de janeiro de 2008

PESQUISA DE DOMINGO


BARACK OBAMA


As últimas sondagens publicadas indicam claramente que Barack Obama muito provavelmente irá repetir a vitória do Iowa amanhã no New Hampshire. Depois de meses a fio no trilho de Hillary Clinton, o Senador do Illinois conseguiu vencer o Caucus do Iowa e abalar seriamente a candidatura da Senadora de Nova Iorque.
Mesmo que Barack Obama vença amanhã, como tudo indica, isto não significará que tem a nomeação garantida. Apesar de não haver sondagens recentes, Hillary Clinton tinha uma enorme vantagem nos grandes estados, como Nova Iorque, Califórnia, Nova Jersey, Florida. Mas, ao contrário de Rudy Giuliani, que sempre apontou a sua nomeação para estes estados, Hillary criou esperanças elevadas em vencer desde o inicio. As expectativas em política são fundamentais para delinear o rumo dos acontecimentos. A campanha de Hillary foi responsável pela criação do sentimento de inevitabilidade da sua candidatura.
As características do New Hampshire são bem diferentes do Iowa, onde a filiação partidária fazia a diferença. No “Granite State”, os independentes afluem em massa às urnas, sendo um estado bastante mais liberal que o conservador Iowa. Se Obama provar ao eleitorado democrata que consegue vencer em diferentes estados e cativar tanto os liberais, como os moderados e até alguns conservadores, o directório do Partido Democrata poderá abandonar Hillary Clinton. E estaremos a assistir a uma das maiores reviravoltas de sempre na política norte-americana.
Este crescimento de Obama não está a assustar apenas os apoiantes de Hillary Clinton. Os Republicanos defendem que Hillary Clinton seria o seu melhor adversário e preferiam obviamente a Senadora de Nova Iorque. Barack Obama poderá representar nestas eleições o que John Kennedy e Ronald Reagan representaram na sua época. E um adversário desta envergadura seria difícil de bater. Obama tem conseguido o apoio de muitos republicanos desiludidos com os seus candidatos. Numas eleições gerais, com um candidato republicano que não galvanize a sua base de apoio, Obama vencerá facilmente. E este é o medo de alguns analistas republicanos.

PRÉVIAS DE NEW HAMPSHIRE


As primeiras noticias que nos chegam do New Hampshire é que a afluência às urnas está a ser muito elevada. Existe mesmo alguma preocupação que os boletins de voto não cheguem em algumas cidades. Ao que parece, a afluência está a ser mais elevada do lado democrata, o que são más noticias para Hillary Clinton. No Iowa, a adesão em massa dos eleitores favoreceu Barack Obama.
As últimas 18 sondagens indicaram deram vantagem a Obama. Uma vitória de Hillary seria uma grande surpresa. No lado republicano, curiosamente, a indecisão parece ser maior, pois Mitt Romney surgiu em algumas à frente de Mccain.