Pesquisa

Google

sábado, 12 de janeiro de 2008

Preciso "de", não!


"Preciso de falar uma coisa urgente com o meu gerente". Incrível, mas muita gente ainda comete esse erro imperdoável de português. Só usamos a preposição "de" após o verbo precisar quando o complemento verbal é um substantivo ou pronome. Por exemplo: "Preciso de dinheiro"; "Preciso de você". Quando o complemento é um verbo no infinitivo, a preposição não é utilizada. "Preciso falar uma coisa urgente com o meu gerente"; "Preciso fazer algo"; "Preciso
pensar em uma solução para esse problema

Nunca diga "menas" nem "perca"


Alguns erros de português provocam estragos devastadores na imagem do profissional. Entre os mais graves estão o uso equivocado de duas palavrinhas que ainda confundem muita gente. Nunca, mas nunca mesmo, diga "menas" ou use "perca" como substantivo. Menas - Apague essa palavra de seu dicionário. "Menas" não existe.
O correto é "menos", mesmo que a palavra seguinte venha no feminino: menos escolas, menos pobreza, menos denúncias de corrupção.
Perca - Nunca utilize "perca" como substantivo, no sentido contrário de "ganho". O certo é "perda": perda de material, perda de poder aquisitivo, perda de memória. "Perca" é verbo (sentido contrário de encontrar): não se perca de mim, não perca credibilidade falando errado

Chego ou chegado?


Esta consulta veio de longe
Esta consulta veio de longe. Alba Valéria, frentista no Rio de Janeiro, escreveu: “Gostaria de saber se a frase está incorreta, e caso esteja, qual é a forma correta: Eu acho que ele já havia chego.”O certo, de acordo com as regras é: Eu acho que ele já havia chegado. O particípio regular dos verbos caracteriza-se pela desinência –do: aceitar – aceitado, entregar - entregado, pagar – pagado, expressar – expressado, acender – acendido, eleger – elegido, pegar – pegado, chegar – chegado.Ao lado da forma regular, alguns verbos apresentam formas irregulares: aceitado – aceito, entregado – entregue, pagado – pago, expressado – expresso, acendido – aceso, elegido – eleito, pegado - pego.Pega é um deverbal formado pela diminuição do verbo pegar, assim como chega é um deverbal formado pela diminuição do verbo pegar. A diferença entre os dois é que podemos usar a forma irregular pega como em “ela foi pega com a boca na botija”; chega/chego não devem ser usados como particípio do verbo chegar. Quando empregar chegoCom chega, chego, não posso dar exemplos de uso de particípio. Posso apenas fazer frases como:- Chego a perder o horário por uma boa conversa. (presente do verbo chegar) - “Quando chego em casa nada me consola, você está sempre aflita ...” (presente do verbo chegar) - Chega, você já passou dos limites! (interjeição = basta) - Mereço um chega ( substantivo = uma repreensão, um pito ) por haver demorado tanto a explicar.Particípios regularesOs particípios regulares devem ser usados com os verbos ter e haver:- Havia aceitado o cafezinho, mas desapareceu. - Tinha entregado o presente antes de sofrer o acidente. - Os meninos tinham pegado catapora. - Ainda não tinham acendido a lareira. - Eu havia chegado à conclusão por mim mesma.Particípios irregularesOs particípios irregulares devem ser usados com os verbos ser e estar:Ele é aceito nas melhores universidades como verdadeiro. Está entregue a sua encomenda, Dona Júlia. Juliana foi pega furtando jabuticabas. O fogo já esteve aceso hoje.Hora do intervaloSaí para tomar um capuccino no café “Mamma Itália”. Tem bancos no balcão, mesinhas e cadeiras confortáveis, mas como eu estava cansada de ficar sentada, fiquei em pé ao lado do caixa. Uma moça bonita e bem vestida chegou e pediu:- “Dois pão de queijos.”Nos balcões das padarias também é comum ouvir:- “Cinco pão”, “Quatro filão”, “Dez pãozinho e dois leite”.A moça até pensou no plural, mas na palavra em que ela colocou o S, só se fosse um pão feito com mais de um tipo de queijo, à moda das pizzas de dois ou quatro queijos. A marca do plural deveria estar no substantivo pão. Se a jovem, além de ser bonita, falasse bonito, teria dito:- “Dois pães de queijo, por favor.”Mais de um filão: filões; dois litros ou duas caixas de leite, até mesmo dois leites.Bom feriado!