Pesquisa

Google

sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Roubo de eletricidade em Manaus





São vários os flagrantes de desvio de energia elétrica para residências na cidade de Manaus. A prática é um crime tipificado no art. 155 do Código Penal com pena prevista de 1 a 4 anos de reclusão e multa. Ainda assim é comum encontrar várias ligações clandestinas nos postes da cidade.
A maior parte das ligações clandestinas encontra-se em bairros periféricos e nas ocupações irregulares, as famigeradas “invasões”, onde os ocupantes se utilizam deste expediente enquanto não são realizadas as obras de infra-estrutura no local. Entretanto, e um ledo engano achar que só nos rincões distantes e incíveis se hão de encontrar os bichanos sugadores da eletricidade, nos bairros mais tradicionais de Manaus, incluindo o Centro, a Alvorada e a Aparecida, também se vêem às centenas as ligações irregulares. Dados da Agencia Nacional de Energia Elétrica – ANEEL, indicam que 15% da energia elétrica do Brasil seja roubada, o que ocasiona um prejuízo de cinco bilhões de Reais por ano. Outro dado interessante é a proliferação dessa prática nos bairros nobre, um levantamento recente apurou que 60% da energia elétrica roubada abastece mansões e fábricas. Os “Gatos de Madame” são muito mais vorazes que os similares pobres.

Perigo para eletricistas amadores

Muitos registros de acidentes envolvendo pessoas eletrocutadas quando tentava colocar “gatos” para abastecer as suas casas já foram anotados nos pronto-socorros da cidade. O perigo é muito grande para estes eletricistas de faz de conta que trabalham sem nenhum equipamento de segurança. Das mortes por eletrocussão ocorridas este ano a maioria envolvia acidentes em invasões ocorridos quando um gatófilo tentava plantar um miau na rede pública de distribuição de eletricidade.
Outras eletrocussões ocorreram quando larápios tentavam roubar cabos elétricos para vender aos ferros-velhos. Esta prática também é criminosa e prejudicial à sociedade, pois deixa muitas residências sem abastecimento até que os cabos roubados sejam recolocados pela Manaus Energia.
A única hipótese, hoje aceita pela justiça que não constitui crime de roubo de energia elétrica é a ligação de energia realizada em residência que não possui ainda abastecimento de energia mas tem um morador gravemente doente ou uma parturiente. Ainda assim cabe lembrar que desviar energia elétrica é crime e é perigoso para a sociedade.

Fonte/Autor: Maskate

Nenhum comentário: