Pesquisa

Google

sábado, 12 de janeiro de 2008

Chego ou chegado?


Esta consulta veio de longe
Esta consulta veio de longe. Alba Valéria, frentista no Rio de Janeiro, escreveu: “Gostaria de saber se a frase está incorreta, e caso esteja, qual é a forma correta: Eu acho que ele já havia chego.”O certo, de acordo com as regras é: Eu acho que ele já havia chegado. O particípio regular dos verbos caracteriza-se pela desinência –do: aceitar – aceitado, entregar - entregado, pagar – pagado, expressar – expressado, acender – acendido, eleger – elegido, pegar – pegado, chegar – chegado.Ao lado da forma regular, alguns verbos apresentam formas irregulares: aceitado – aceito, entregado – entregue, pagado – pago, expressado – expresso, acendido – aceso, elegido – eleito, pegado - pego.Pega é um deverbal formado pela diminuição do verbo pegar, assim como chega é um deverbal formado pela diminuição do verbo pegar. A diferença entre os dois é que podemos usar a forma irregular pega como em “ela foi pega com a boca na botija”; chega/chego não devem ser usados como particípio do verbo chegar. Quando empregar chegoCom chega, chego, não posso dar exemplos de uso de particípio. Posso apenas fazer frases como:- Chego a perder o horário por uma boa conversa. (presente do verbo chegar) - “Quando chego em casa nada me consola, você está sempre aflita ...” (presente do verbo chegar) - Chega, você já passou dos limites! (interjeição = basta) - Mereço um chega ( substantivo = uma repreensão, um pito ) por haver demorado tanto a explicar.Particípios regularesOs particípios regulares devem ser usados com os verbos ter e haver:- Havia aceitado o cafezinho, mas desapareceu. - Tinha entregado o presente antes de sofrer o acidente. - Os meninos tinham pegado catapora. - Ainda não tinham acendido a lareira. - Eu havia chegado à conclusão por mim mesma.Particípios irregularesOs particípios irregulares devem ser usados com os verbos ser e estar:Ele é aceito nas melhores universidades como verdadeiro. Está entregue a sua encomenda, Dona Júlia. Juliana foi pega furtando jabuticabas. O fogo já esteve aceso hoje.Hora do intervaloSaí para tomar um capuccino no café “Mamma Itália”. Tem bancos no balcão, mesinhas e cadeiras confortáveis, mas como eu estava cansada de ficar sentada, fiquei em pé ao lado do caixa. Uma moça bonita e bem vestida chegou e pediu:- “Dois pão de queijos.”Nos balcões das padarias também é comum ouvir:- “Cinco pão”, “Quatro filão”, “Dez pãozinho e dois leite”.A moça até pensou no plural, mas na palavra em que ela colocou o S, só se fosse um pão feito com mais de um tipo de queijo, à moda das pizzas de dois ou quatro queijos. A marca do plural deveria estar no substantivo pão. Se a jovem, além de ser bonita, falasse bonito, teria dito:- “Dois pães de queijo, por favor.”Mais de um filão: filões; dois litros ou duas caixas de leite, até mesmo dois leites.Bom feriado!

Nenhum comentário: